Dois novos bispos na IMBISA

Imbisa

O Santo Padre nomeou como bispos auxiliares da arquidiocese metropolitana de Luanda, Angola: o Reverendo Mons. António Lungieki Pedro Bengui, do clero de Luanda, até então vigário-geral da mesma arquidiocese, atribuindo-lhe a sé titular de Elefantaria no Proconsulari; o Reverendo Mons. Fernando Francisco, do clero do Sumbe, até então vigário geral e pároco da Sé Catedral do Sumbe, atribuindo-lhe a sé titular de Medianas Zabuniorum.

Curriculum vitae de Mons. António Lungieki Pedro Bengui

Mons. António Lungieki Pedro Bengui nasceu a 12 de dezembro de 1973 em Damba, província do Uíje. Recebeu a formação propedêutica, filosófica e teológica no seminário arquidiocesano Sagrado Coração de Jesus, em Luanda, de 1990 a 2000. Foi ordenado sacerdote em 28 de outubro de 2001 e incardinado na arquidiocese metropolitana de Luanda.

Após a ordenação sacerdotal, foi primeiro pároco da Sé Catedral de Luanda (2002-2004). Obteve a licenciatura e o doutoramento em direito civil e canônico pela Pontifícia Universidade Lateranense de Roma (2004-2009); reitor da Cúria (2009-2019), docente de Direito Canónico no Seminário Maior de Luanda e de Filosofia do Direito e Ética Jurídica na Universidade Católica de Angola (UCAN); Vigário paroquial de San Marco, Morro Bento (2010-2018); jurisconsulto para os Institutos de Vida Consagrada e Sociedades de Vida Apostólica e para as questões jurídico-sociais (desde 2010); vigário judicial e moderador da Cúria de Luanda (desde 2013); vigário de freguesia de Santa Cruz na Madeira (2013-2017); representante da Conferência Episcopal de Angola e São Tomé nas sessões públicas do Parlamento Angolano (desde 2014); vigário geral; membro do Centro de Fé e Cultura e do Comitê de Ética em Pesquisa em Seres Humanos da UCAN; membro da Associação Portuguesa dos Advogados Canônicos (APC); e membro do Grupo Angolano de Canonistas (desde 2019 até à data).

Curriculum vitae de Mons. Fernando francisco

Mons. Fernando Francisco nasceu a 10 de maio de 1960 em Lengue do Galo, província do Kwanza-Sul. Em 1980 iniciou o curso de propedêutica, depois estudou filosofia no seminário maior local (1982-1984). De 1984 a 1988, estudou Teologia no Seminário Maior do Huambo. Em 1990 mudou-se para o Seminário dos Olivais, em Lisboa, Portugal. No final de 1990 regressou a Angola e foi ordenado sacerdote a 15 de agosto de 1992. Desde a ordenação, desempenhou as seguintes funções: Professor do Seminário Propedêutico, Ecônomo da Diocese e Capelão do Noviciado das Irmãs de Guadalupe no Sumbe (1992-1993); doutorado em Teologia Dogmática na Pontifícia Universidade Urbaniana de Roma (1993-2002); prefeito de estudos e professor no Seminário Maior e na Universidade Católica de Luanda (2002-2012);