Rua Pe. Martinho Pinto da Rocha São Tomé, São Tomé e Príncipe

34ª Semana – Sábado – T.C.

3FCF1BB9-DA5B-467E-8D35-E2D2C8F109FB

Lc 21, 34-36

Vigiai e orai em todo o tempo, para que possais … comparecer sem temor diante do Filho do homem

 

Esta admoestação de vigiar e orar fala-nos da nossa realidade ainda perfectível de homem, exposto aos riscos de um mundo que rejeita a Deus, é relutante para com Ele e segue caminhos distantes do Evangelho.

Tende cuidado convosco, não suceda que os vossos corações se tornem pesados …”, diz o Senhor. Na verdade, esta imagem densa e perturbadora do coração pesado descreve a alma de quem, sob o jugo do maligno, não sabe mais decolar, sendo pesado não pode ir além do imediato e chegar ao coração de Deus. Tudo por causa da “intemperança, a embriaguês e as preocupações da vida”.

Caríssimos, contra o príncipe deste mundo, o diabo, temos uma arma: a tenacidade da nossa fé combinada com a perseverança em seguir os mandamentos do Senhor – portanto, “vigiai”. E o verdadeiro cristão não deveria ceder às lisonjas e às tentações de quem o quer privar gradualmente do seu bem mais precioso, que é colocar a fé e esperança apenas em Deus – por isso, “orai em todo o tempo”.

A este respeito, dizia Santo Agostinho: “No entanto, não basta o arbitrário da vontade humana … De facto, se o nosso Salvador tivesse dito ‘vigiai’ para não cair em tentação, pareceria advertir apenas a nossa vontade;  mas quando acrescenta “orai em todo o tempo’, Ele mostra que é Deus quem ajuda para não cair em tentação” (A Graça e o Livre-arbítrio).

E é nesta cooperação entre vontade e graça que reside a virtude de quem sabe esperar a vinda de Cristo, de quem não se cansa de olhar para cima, não vê a hora “para … comparecer sem temor diante do Filho do homem”.

E por isso, como disse o saudoso estudioso bíblico jesuíta Silvano Fausti (1940-2015): “cada instante está grávido de futuro.  Nenhum instante é neutro, pelo contrário, é a oportunidade em que estão em causa a fidelidade e o testemunho”.

Que o Senhor faça deste tempo de Advento que agora se inicia um tempo de graça especial, despertando em nós a expectativa que gera novidades, abrindo espaços no matagal dos nossos corações   para a Sua Vida e a Sua Palavra.

Boa meditação e um frutuoso Tempo de Advento, caríssimos. JB