S. ANDRÉ, Apóstolo

Mt 4, 18-22

Eles deixaram logo as redes e seguiram-n’O”.

Neste início do nosso caminho de Advento, temos alegria de festejar André de Betsaida, um dos primeiros entre os chamados e humilde apóstolo que levou o Evangelho à Ásia Menor, Rússia e Grécia. É irmão de Simão Pedro e amigo de João e Tiago, convidados por Jesus a segui-Lo, enquanto pescavam: “vinde e segui-Me e farei de vós pescadores de homens”.

Quanta persuasão! Esta é uma bela promessa de Jesus: de pescadores de peixes a pescadores de homens; do abandono das redes com as quais ganhavam a vida para seguir Aquele que dá a eterna vida!

Quem pode resistir a tal promessa?  Na verdade, isto justifica a predisposição de André, junto com Pedro, para aderi-la: “deixaram logo as redes e seguiram-n’O”. A chamada atinge imediatamente a sua mente e coração. É a vocação, esta proposta sempre pessoal de Jesus que desafia ou interpela a nossa liberdade de segui-Lo ou não.

Às vezes, o caminho a seguir não é imediatamente claro, porque o homem nem sempre está sujeito ou propenso a uma mudança de perspetiva. Em vez disso, os irmãos André e Pedro, avaliando o que são, o trabalho que realizam, os interesses que têm, e as suas predisposições, entenderam que nada será mortificado pelo convite do Senhor, antes pelo contrário, tudo será levado ao seu máximo fortalecimento, pois, vale mais a vida eterna: “deixaram logo as redes e seguiram-n’O”.

Ser pescador, para André e Pedro, significava pegar peixes e matá-los. Por outro lado, tornar-se “pescadores de homens”, “caçadores de almas espirituais”, como dizia Eusébio de Cesareia (cf. ‘Demonstratio evangelica’ 3,7) significa, para eles e para nós discípulos do Ressuscitado, proclamar a Palavra de Deus ao mundo, atraindo irmãos, fazendo-os pertencer ao Povo de Deus e viver o seu Evangelho.

E isso acontece se e só se aceitarmos que a Palavra de Deus entre nas nossas vidas com toda a sua luz e força. Pois, cada um de nós conheceu Jesus porque algum bom André o indicou a Ele, um milagre de atração que continua por dois mil anos. De fato, “a sua voz ressoou por toda a terra e as suas palavras até aos confins do mundo” (Rm 10,18).

Que o Senhor, por intercessão do Santo André, nos torne generosos na escuta e na concretização da Palavra de Deus nas nossas vidas, vivendo em comunhão com Ele e com os irmãos.

Boa meditação, caríssimos. JB