2ª Semana – Sábado – Advento

0C655AA5-FDED-431B-85D3-62FA3E896CD1

Mt 17, 10-13

Elias já veio e não o reconheceram”.

Não foi reconhecido Elias (séc. IX a.C.) , profeta do culto ao Deus verdadeiro contra os falsos profetas de Baal, que convidava o povo a regressar para o único Senhor. Mas é ele a quem todo o povo de Israel esperava que retornasse para inaugurar o tempo messiânico (cf. Sir 48, 1-4.9-11)

Elias já veio e não o reconheceram”. Elias que estava para vir è João Baptista (Mt 11,14). Na verdade, “os discípulos compreenderam que Jesus lhes falava de João Baptista”. É próprio ele o profeta esperado e não compreendido. Ele provavelmente não correspondia às expectativas das multidões que não eram muito inclinadas a milagres, ao espetacular.

Por isso, Elias não foi reconhecido. Quão difíceis e distraídos somos em reconhecer os profetas entre nós! Talvez por não serem vistosos, não se transigirem e nem sequer parecerem tão excepcionais, de modo que ao levantarem a voz, incomodarem e serem exigentes, muitas vezes são ignorados, recebidos com superficialidade e cepticismo.

E assim perdemos a salvação. Assim como o homem rico da parábola que gostaria de enviar o pobre Lázaro ao reino dos vivos para admoestar os seus irmãos, a sua família. Não, responde Abraão, eles já têm a Palavra e os profetas (cf. Lc 16,19-31).

Caríssimos, Deus nunca faz faltar ao mundo os seus profetas … São como estrelas de orientação no caminho de casa, faróis noturnos para o marinheiro. Portanto, deixemos de seguir os caminhos de salvação convenientes e propostos por falsos profetas como os adivinhos, os curandeiros, os mágicos, os charlatões e os impostores.

Deixemos de esperar sinais prodigiosos e acolhamos o que já temos: a palavra de Deus, a pregação da Igreja, a vida sacramental, a oração. São instrumentos mais do que suficientes para reconhecermos o Senhor que vem, sem ter que esperar por acontecimentos surpreendentes.

Que o Senhor nos ajude a saber reconhecê-Lo na sua passagem, nos factos quotidianos, no nosso trabalho, nos nossos irmãos! Que os nossos corações sejam sensíveis à Sua Presença, preparando-nos assim para o Seu Natal!

Boa meditação e bom fim de Semana, caríssimos. JB