Rua Pe. Martinho Pinto da Rocha São Tomé, São Tomé e Príncipe

17 de Dezembro (3ª Semana – Sexta-feira)

BB95B95E-9B82-4472-BB09-3FB93AAC5C9D

Genealogia de Jesus Cristo, Filho de David …

Mt 1, 1-17

 

O Evangelho de hoje nos apresenta a “genealogia” de Jesus Cristo.  É uma longa e seca lista de nomes, alguns dos quais quase impronunciáveis, mas cada um se identifica como elo nesta cadeia de graça.

E não importa se a genealogia de Mateus difere da genealogia paralela de Lucas (cf. Lc 3, 23-38): a intenção dos evangelistas não é a precisão cronológica, mas a mensagem que nela está contida, o profundo sentido teológico subjacente.

Mateus, neste caso, quer comunicar que Jesus é o ponto de convergência de um caminho iniciado com Abraão, o primeiro chamado e pai da fé no único Deus.

E a presença na lista de algumas pessoas conhecidas e outras misteriosas nos quer manifestar que a história da salvação se realiza através de protagonistas e figurantes humildes, todos como peças preciosas de um grande mosaico.

Uma história marcada por homens e mulheres, santos e pecadores, heróis e miseráveis, personagens brilhantes e outros ambíguos e elusivos.

É a fotografia da condição humana. E quão interessante é que os Evangelistas não agem como dinastias reais que destacam expoentes proeminentes e escondem outros.

Caríssimos, os Evangelistas primam em nos evidenciar que Jesus vem da nossa pequena e frágil humanidade, capaz de picos e abismos, impulsos e estreiteza de espírito. Ele mergulhou na corrente lamacenta do rio humano das gerações que O precederam, solidarizando-se conosco, pecadores, e já totalmente Deus, se manifestou a nós também totalmente homem.

Por isso, eu, tu e vós que meditais juntamente comigo, cada um de nós faz parte dessa genealogia de Jesus e, graças a Ele, a nossa história humana, muitas vezes corrompida, se torna história sagrada.

Que Deus, grande no amor, que quis fazer brotar do seio da Virgem Maria a flor mais pura do seu Filho, no caule do tronco de muitas gerações passadas, não sem pecado, faça com que também as gerações do nosso tempo encontrem esperança de salvação n’Ele.

Rezemos também hoje pelo nosso Papa que completa 85 anos. Que o Senhor lhe abençoe hoje e sempre, e continue iluminando o seu pontificado.

Boa meditação, caríssimos. JB