Rua Pe. Martinho Pinto da Rocha São Tomé, São Tomé e Príncipe

18 de Dezembro (3ª Semana – Sábado)

IMG_5906 2

Mt 1, 18-24

Jesus nascerá de Maria, desposada com José, filho de David …

 

O Natal está próximo. O Evangelho de hoje nos apresenta como exemplo de preparação para o grande acontecimento – além de João Batista (Evangelho do Domingo passado) – a esplêndida figura de São José.

Mateus mostra que Jesus realmente é descendente de Davi e cumpre as promessas do Senhor (cf. Mt 1,1-17). E hoje, a sua história nos enche de espanto e alegria: José, noivo de Maria, é o único que sabe que aquele filho não é seu.

José ama Maria e, embora seja correspondido, pensa em deixá-la, não por suspeita, mas por respeito. Maria é a mulher dos seus sonhos, e num destes sonhos, ele se apercebe que um outro projeto está pronto para ela: “José, não temas receber Maria, tua esposa, pois … Ela dará à luz um Filho e tu pôr-Lhe-ás o nome de Jesus, porque Ele salvará o povo dos seus pecados”. E ele acorda e faz o que lhe foi dito! Pois, o seu amor, que é verdadeiro, passa da possessão à proteção.

Todavia, por trás das palavras reservadas do relato do Evangelho, se pode enxergar uma história de perguntas, ansiedades, murmúrios e fofocas rudes dos vizinhos. Mas José, juntamente com Maria, entrou com um sim pleno na perspetiva de Deus, e caminha, apesar da incerteza inevitável, abandonando-se à Sua vontade.

De facto, mesmo que se encontre numa situação difícil, ele é um «homem justo», isto é – na espiritualidade bíblica do Antigo Testamento –, aquele que se conforma constantemente à vontade de Deus, custe o que custar. Daí, que graças à sua fé e sacrifício, Deus terá um Filho de carne, e a humanidade terá um destino celestial e sua história sagrada.

Caríssimos, cada um de nós, como São José, pode se encontrar em situações difíceis, das quais não sabe como sair. Para não cairmos na escuridão completa, são então necessárias a calma e a conformidade com a vontade de Deus. A saída, segundo a vontade de Deus, será encontrada. Pois, não foi em vão que Jesus nos tenha ensinado a rezar, antes de tudo, “Pai Nosso…, seja feita a Vossa vontade assim na Terra como no Céu”.

Que o Senhor nos ajude a seguir os passos do Justo José, que se conformou com a vontade divina, não nos deixando a mercê do reinante pessimismo galopante.

Boa meditação e bom fim de Semana, caríssimos. JB