Rua Pe. Martinho Pinto da Rocha São Tomé, São Tomé e Príncipe

24 de Dezembro

IMG_5932

Lc 1, 67-79

Bendito seja o Senhor… que… nos deu um Salvador poderoso …

 

Manhã da vigília, o grande dia que antecede a celebração do nascimento de Cristo, Rei da paz. E Zacarias finalmente retoma a palavra, depois de ter escrito “João é o seu nome” (Lc 1,63), pela iluminação divina, como queria Isabel.

Sobre este nome, o Espírito abre a boca daquele que ficou emudecido pela sua incredulidade diante do mistério de Deus, e o envolve no Amor, transformando a falta de fé em confiança, em adesão à Vontade de Deus: “Zacarias … ficou cheio do Espírito Santo e profetizou …”.

Que ele tenha aprendido, pois, como afirmou o Papa Francisco: “É preciso aprender a confiar e a silenciar diante do mistério de Deus e a contemplar com humildade e silêncio a sua obra, que se revela na história e que muitas vezes supera a nossa imaginação” (Angelus, 24.06.18).

De facto, diante do mistério de Deus, nos é necessário somente o silencioso consentimento e a abertura. E saibais disto, caríssimos, quando nos abrimos à Palavra e ao mistério de Deus, recuperamos a luz e a voz, tornando-nos capazes de “ler” as maravilhas de Deus, e o nosso coração se abre amplamente à sua lógica que é “outra”, a ponto de proclamarmos com a vida o seguinte: “Bendito seja o Senhor, Deus de Israel …

E as palavras inspiradas de Zacarias neste canto evangélico “Benedictus” (como as de Maria no “Magnificat” no evangelho de ontem), não poupam elogios a Deus, antes pelo contrário, bendizem a Deus porque escutou a sua súplica, fazendo-lhe se tornar pai de um filho especial com uma missão especial.

Sim, a promessa de Deus se realiza “como o sol nascente que das alturas nos visita”, como um dom contínuo ao seu povo. Deus – literalmente – “olha para baixo”, isto é, nos visita, revelando seu amor salvador para connosco.

É por isso que também nós hoje bendizemos a Deus, que nos olha do Alto e nos revela o seu amor salvador neste Natal. Abramo-nos com gratidão, com o coração disponível e acolhedor, ao dom da Sua vinda.

Boa meditação e boas festas de Natal a cada um de vós, caríssimos! JB