Rua Pe. Martinho Pinto da Rocha São Tomé, São Tomé e Príncipe

29 de Dezembro – 5º Dia – Oitava de Natal

D1DE7BD1-FA42-4BD4-B1BC-976E759B94AA

Lc 2, 22-35

… estavam admirados com o que d’Ele se dizia


Aparentemente, Simeão é um personagem marginal. Poucos o conhecem, mesmo entre os cristãos. Ele não é um sacerdote do Templo, mas um leigo e fiel.

Ele vai ao Templo de Jerusalém diariamente, mas está muito cansado e desanimado – “esperava a consolação de Israel”. Ele viu e teve várias vicissitudes na sua vida. Ele também viu a reconstrução do Templo, que se tornou uma maravilha ano após ano;  ele viu o culto retomado, e seus pátios repovoados.

Mas há um véu de tristeza na sua história, há resignação e desencanto, sentimentos que às vezes podem afetar as pessoas mais experientes. Daí que, movido pelo Espírito, naquele dia, ele vai ao Templo, e vê dois jovens chegarem com um bebê recém-nascido para ser circuncidado.

Eles parecem desorientados e perplexos, e pedem informações. Muitos olham para eles, apenas Simeão “” e entende.  Ele pega aquele bebê recém-nascido nos braços e louva a Deus. É como ter a Eucaristia nas mãos …

Alguns momentos iluminam os oitenta anos da vida de Simeão.  Que Deus nos conceda a todos pelo menos  aqueles dois minutos para mudar a nossa existência!

Frequentar a casa de Deus não é má sorte ou fracasso, mas sim tempera o nosso olhar de fé, e nos permite ver além do óbvio, o mistério de Deus.

Boa meditação e Um abençoado 2022, caríssimos. JB