Rua Pe. Martinho Pinto da Rocha São Tomé, São Tomé e Príncipe

A sinodalidade com os Jovens no combate e prevenção do terrorismo à luz da Christus Vivit

imbisa

Juventude e Terrorismo
O mês de setembro sempre traz lembranças horríveis do ataque terrorista de 11 de setembro de 2001, quando militantes islâmicos realizaram ataques suicidas nas torres gêmeas do World Trade em Nova York. Grupos terroristas notórios na África como Boko Haram da Nigéria e al-Shabaab da Somália e a milícia al-Shabab de Moçambique mataram tantas pessoas, radicalizaram e recrutaram jovens indefesos e os forçaram a cometer atrocidades deploráveis.

Esses terroristas praticam atos destinados a causar morte ou lesões corporais a civis, “com o objetivo de provocar um estado de terror no público em geral ou em um grupo de pessoas ou pessoas particulares, intimidar uma população ou obrigar um governo ou uma organização internacional a fazer ou abster-se de fazer qualquer ato” (Resolução 1566 (2004) do Conselho de Segurança da ONU). São João Paulo II, no seu discurso aos jovens, afirma categoricamente: “O terrorismo se constrói sobre o desprezo pela vida humana. Por isso, não só comete crimes intoleráveis, mas porque recorre ao terror como meio político e militar é ele próprio um verdadeiro crime contra a humanidade” (Papa João Paulo II Dia Mundial da Paz 1 de Janeiro de 2002). Assim, o terrorismo é um ataque e uma ameaça à liberdade humana, à dignidade humana e à vida humana. Como tal, o terrorismo é moralmente repreensível.

Tipos de terrorismo
Existem vários tipos de terrorismo. Alguns deles são: novos terrorismos como o 11 de setembro de 2001 visando a destruição em massa, terrorismo de estado realizado por governos contra inimigos definidos, terrorismo dissidente realizado por grupos não-estatais contra governos ou grupos étnicos, terrorismo religioso ou ideológico que é motivado por crenças religiosas ou ideológicas e terrorismo seletivo de gênero que visa um grupo da população como homens ou mulheres e terrorismo criminoso motivado pelo desejo de obter lucro. Com o advento da internet, os terroristas agora estão explorando tecnologias modernas para recrutar e radicalizar jovens. Eles também fogem de suas ideologias propagandísticas e extremistas para incitar atos de terrorismo. Grupos terroristas como Boko Haram e al-Shabaab são conhecidos por usar as plataformas de mídia social para recrutar jovens, coordenar suas operações e arrecadar fundos para atividades terroristas (ACCORD, Terrorism in Africa, 24 de junho de 2019). Como muitos jovens usam as redes sociais, os grupos terroristas têm facilidade em contatá-los.

Consequências do terrorismo na juventude
As consequências dos ataques terroristas incluem: perda de vidas humanas, violação dos direitos humanos, destruição da infraestrutura econômica, violência sexual, deslocamento de famílias, migração e muitas outras. Os jovens podem sofrer de transtorno de estresse pós-traumático (TEPT). O terrorismo, como outras formas de violência, como a violência política e o ataque xenófobo a estrangeiros, como no caso da África do Sul, expõe os jovens a uma cultura de ódio e violência. A vida presente e futura dos jovens está ameaçada.

Terreno fértil para o terrorismo
O terrorismo encontra-se entre os estados ricos e pobres e entre os países democráticos e autocráticos. No entanto, os propagandistas terroristas acham muito mais fácil recrutar e radicalizar jovens de ambientes frágeis. Esses ambientes são caracterizados por desigualdades econômicas, desemprego juvenil, pobreza, fome, corrupção, governança antidemocrática e deficiente, intolerância ideológica e política, violação do Estado de direito e dos direitos humanos, discriminação sistemática baseada em diferenças étnicas e religiosas. Acima de tudo, os terroristas encontram refúgios seguros em Estados falidos ou fracos que não garantem segurança às suas fronteiras e aos seus cidadãos. Eles também recrutam jovens de países onde as atividades criminosas são toleradas, os conflitos não são resolvidos e os gângsteres operam como quase-governos. Recentemente, as Nações Unidas observaram um aumento da violência sustentado por novas formas de terrorismo baseadas em “xenofobia, racismo e outras formas de intolerância” (Escritório das Nações Unidas sobre Drogas e Crime, 8 de setembro de 2022).

A Igreja não pode ficar indiferente
O Papa Francisco na Christus Vivit lamenta as diferentes formas de violência vividas pelos jovens de hoje. Entre outras experiências violentas, os jovens de hoje são expostos a guerras em tenra idade, resultando em alguns deles alistados como crianças-soldados, recrutados por gangues criminosas armadas, envolvidos no tráfico de drogas e radicalizados por organizações terroristas (CV.72). O Santo Padre afirma: “Muitos jovens são levados por ideologias, usados e explorados como bucha de canhão ou uma força de ataque para destruir, aterrorizar ou ridicularizar os outros” CV.73). O Santo Padre reconhece com pesar que os jovens “tornam-se um alvo fácil para as estratégias brutais e destrutivas de grupos políticos ou potências econômicas” (CV.73). O que então a Igreja pode fazer?
A Igreja não pode estar acostumada a Essas tragédias nem pode tentar anestesiar os jovens com algumas distrações. A Igreja implora à sociedade que seja uma mãe que chora, “para que, em vez de matar, aprenda a gerar, a tornar-se promessa de vida” (CV.75). No espírito de uma Igreja sinodal: comunhão, participação e missão, a Igreja procura acompanhar os jovens e exortá-los a ouvir as palavras de esperança do Papa Francisco na Christus Vivit: “Cristo está vivo e quer que sejais vivo” (CV.1). A mensagem da Igreja hoje, como sempre, é que os jovens devem evitar a violência porque a vida humana é sagrada e inviolável (EV.11). Já em 1965, os Padres do Vaticano II fizeram um apelo apaixonado aos jovens com esta exortação: “Recusai-vos a dar livre curso aos instintos de violência e ódio que geram as guerras e toda a sua sucessão de misérias” (Mensagem do II Vaticano Conselho da Juventude, 7 de dezembro de 1965).

Caminhando com os jovens no combate e prevenção ao terrorismo
Ao caminhar com os jovens, é importante considerar as principais intervenções para combater e prevenir o terrorismo e o extremismo violento. As seguintes intervenções são propostas:

  1. Resolução pacífica de conflitos para conflitos
  2. Educação para a paz
  3. Promoção de uma pastoral juvenil forte como contraposição a todas as formas de violência
  4. Agenda econômica e de desenvolvimento inclusiva
  5. Apoio psicossocial para sobreviventes de terrorismo

Resolução pacífica de conflitos
O terrorismo como meio de abordar tais questões nunca pode ser justificado. Os jovens são chamados a não responder a tais situações com violência. São João Paulo II afirma: “O terrorismo é e sempre será uma manifestação de ferocidade desumana que, como tal, nunca poderá resolver os conflitos entre as pessoas” (João Paulo II, Audiência Geral de quarta-feira, 11 de setembro de 2002). Os jovens, embora muitas vezes sejam vítimas de tais situações, seria sábio aprender com Martin Luther Jr, que disse: “O ódio gera ódio; violência gera violência; tenacidade gera uma tenacidade maior. Devemos enfrentar as forças do ódio com o poder do amor…” (Martin Luther King Jr 1958). A resolução pacífica de conflitos continua a ser a melhor maneira de alcançar uma paz positiva. Nessa empreitada, é dever da Igreja continuar engajando atores estatais em questões que impactam negativamente na vida das pessoas e especialmente na juventude. O Papa Francisco afirma claramente: “O nome de Deus é paz. Aquele que invoca o nome de Deus para justificar o terrorismo, a violência e a guerra não segue o caminho de Deus. A guerra em nome da religião torna-se uma guerra contra a própria religião. Com firme resolução, portanto, reiteramos que a violência e o terrorismo se opõem a um autêntico espírito religioso” (Papa Francisco, Dia Mundial de Oração pela Paz, Assis, 20 de setembro de 2016).

Convocar os jovens a buscar o caminho da paz não dá licença para que aqueles que se beneficiam das estruturas injustas tenham um reinado livre. O Papa Francisco critica tal equívoco: “A paz na sociedade não pode ser entendida como pacificação ou mera ausência de violência resultante da dominação de uma parte da sociedade sobre outras” (EG 218). A paz exige, ao contrário, uma distribuição equitativa da riqueza que aqueles que desfrutam de privilégios às custas dos pobres renunciem alegremente a esses privilégios para construir uma sociedade justa e equitativa. A paz requer um desenvolvimento positivo integral. O Papa Paulo faz esta exortação: “Se você quer a paz, trabalhe pela justiça” (Papa Paulo VI).

Educação para a paz
Os jovens não são recipientes passivos da paz. O Papa Francisco os desafia a não serem espectadores. Que sejam como Jesus que se envolveu (CV.174). Inspirados pelo espírito sinodal de comunhão, participação e missão, os jovens precisam participar de iniciativas voltadas para a construção da paz. Eles são chamados a serem praticantes da paz. Devem saber que, como filhos de Deus, Cristo os convida a serem pacificadores (Mt 5,9). O Papa Francisco ainda chama os jovens a serem missionários destemidos. Eles devem ser missionários onde quer que estejam e em qualquer companhia em que se encontrem: em seus bairros, nas escolas, no desporto ou na vida social (CV 177). Que sejam, portanto, missionários que pregam o evangelho da vida e da paz.

A educação para a paz para os jovens deve ser ensinada nas famílias, escolas, paróquias, colégios e universidades. Nas escolas católicas deve ser elaborado e ensinado um currículo que inclua a educação para a paz. Os jovens devem ser envolvidos nas Comissões de justiça e paz. Os animadores juvenis, como companheiros de jornada, devem estar bem preparados no conhecimento dos ensinamentos sociais da Igreja.

Os jovens devem ser ensinados a se precaver contra as doutrinas fundamentalistas que estimulam o ódio contra outros grupos religiosos. A vida humana é sagrada e nunca deve ser destruída como meio de alcançar algum objetivo religioso ou político. O terrorismo inspirado pelas próprias convicções religiosas não pode ser justificado. São João Paulo II diz que é uma exploração de Deus e do seu povo (João Paulo II, Dia Mundial da Paz 1 de Janeiro de 2002).
Promoção de uma pastoral juvenil forte como contraposição a todas as formas de violência.

Um ministério de jovens forte precisa do apoio de todos os membros da Igreja. O Santo Padre quer que os jovens sejam os agentes da pastoral juvenil (CV 203). Tal pastoral juvenil, como diz o Papa Francisco, deve permitir alcance e crescimento (CV 209). A Pastoral Juvenil irá semear sementes de paz e justiça nos jovens. Deve abranger atividades que capacitam os jovens em áreas de desenvolvimento econômico e justiça social. Que essa pastoral juvenil promova a formação permanente na catequese juvenil e na evangelização. Os jovens precisam estar envolvidos no cuidado pastoral. Dado que o número de famílias chefiadas por crianças está crescendo, é necessária uma pastoral que seja compassiva com os menos privilegiados. A pastoral juvenil deve ajudar os jovens a participar ativamente na vida sacramental.A pastoral juvenil requer animadores que tenham “capacidade de discernir caminhos onde outros só veem muros, de reconhecer potencial onde outros só veem perigo” (CV 67).

Uma agenda econômica e de desenvolvimento inclusiva
É imperativo que todos os governos tenham uma agenda econômica e de desenvolvimento inclusiva que trabalhe contra os esforços terroristas para radicalizar e recrutar jovens. Observou-se que as organizações terroristas acham muito mais fácil recrutar e radicalizar jovens de comunidades empobrecidas do que aqueles de economias prósperas. Embora os próprios terroristas possam ser ricos e bem educados, é mais provável que usem pessoas pobres para cumprir sua agenda. A Igreja pode fazer bem em continuar a envolver os governos e pressioná-los a implementar mecanismos que acabem com a pobreza, a fome, o desemprego juvenil e outras privações. Em 2015, os Estados-Membros das Nações Unidas adotaram o que chamaram de Agenda 2030 para o Desenvolvimento Sustentável, com o objetivo de garantir que haja paz e prosperidade no mundo. Eles então criaram 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) destinados a acabar com a pobreza, a fome e “melhorar a saúde e a educação, reduzir a desigualdade e estimular o crescimento econômico” (Departamento de Assuntos Econômicos e Sociais das Nações Unidas). Esta Agenda tem sido vista como uma contraposição positiva ao terrorismo cometido com base na xenofobia, racismo, intolerância religiosa e ideológica. Seria desejável que todos os nossos países priorizassem os jovens no seu esforço para alcançar os 17 ODS. Os jovens devem ter participação ativa no desenvolvimento econômico do seu país.

Apoio psicossocial para sobreviventes do terrorismo
Sobreviventes de ataques terroristas, como sobreviventes de violência política e ataques xenófobos, precisam de atenção psicossocial. Os ataques terroristas nem sempre são previstos, mas quando ocorrem, os sobreviventes precisam de cuidados psicossociais. A questão é como apoiamos as pessoas afetadas pelo ataque terrorista? Como os sobreviventes do terrorismo são ajudados a se recuperar após o ataque? Como promovemos a resiliência nas pessoas afetadas? Como ajudamos os sobreviventes a lidar com isso? Assim, é importante ter uma política nacional de preparação psicossocial pós-desastres. Deve ser dada formação aos ajudantes psicossociais e à comunidade. Os jovens podem ser treinados para fornecer apoio psicossocial a outros jovens que sobreviveram a um ataque terrorista.

Conclusão
O terrorismo é uma ameaça à vida humana. É uma ameaça para a sociedade em geral e para os jovens em particular. A Igreja como mãe chora e acompanha os jovens nestas provações e tribulações. Ela os exorta a desistir de serem usados por terroristas que procuram usá-los como peões e colocá-los contra seu próprio povo. Ela convida os jovens a serem missionários da paz. A Igreja implora aos governos que tratem das causas do terrorismo e estabeleçam mecanismos de apoio psicossocial aos sobreviventes do terrorismo.

De IMBISA