Bispos da IMBISA apelam aos líderes africanos para dar oportunidades aos jovens

imbisa

Sheila Pires – Radio Veritas, África do Sul

Durante a assembleia plenária de cinco dias sob o tema, ‘Construir juntos para a frente: reimaginar o compromisso da Igreja com os jovens na região de IMBISA à luz da Exortação do Papa Francisco, Christus Vivit’, delegados de Angola, Botswana, eSwatini, Lesoto, Moçambique, Namíbia, São Tomé e Príncipe (em absentia), África do Sul e Zimbabué reflectiram sobre várias questões como a migração, desemprego, formação na fé, empreendedorismo, violência baseada no género, saúde mental, abuso de álcool e de substâncias, assim como o impacto do terrorismo nos jovens. Entre os 53 Bispos presentes na assembleia plenária, realizada na Sala de conferências do Safari Court Hotel em Windhoek, estavam os Bispos Lusófonos das Conferências Episcopais de Moçambique (CEM), Angola e São Tomé e Príncipe (CEAST). Eleita nova liderança da IMBISA A 13ª assembleia plenária também viu à eleição da nova liderança da IMBISA para os próximos três anos. De acordo com o tema da 13ª Assembleia Plenária da IMBISA “Construir em conjunto: reimaginar o compromisso da Igreja com os jovens na região da IMBISA à luz da Exortação do Papa Francisco, Christus Vivit”, a IMBISA irá concentrar-se nos jovens durante os próximos três anos. Em entrevista com a Vatican News, o recém-eleito Vice-Presidente da IMBISA, Dom José Manuel Imbamba, Arcebispo da Arquidiocese de Saurimo e Presidente da CEAST, afirmou a importância de caminhar com os jovens, e que a Igreja deveria ser acolhedora para com os jovens. Mais oportunidades aos joves O Arcebispo Imbamba apelou também aos líderes africanos para que proporcionem oportunidades aos jovens que por vezes são vulneráveis ao tráfico, disse que os governos deveriam ter “políticas inclusivas, políticas que exaltem a meritocracia”. Políticas que tirem partido do conhecimento dos jovens que se encontram nas suas respectivas terras”. Caminhar com os jovens, foco da Igreja na Região Entretanto, para o membro recentemente nomeado do Comité Permanente da IMBISA, Dom Dionísio Hisiilenapo, Bispo da Diocese do Namibe, o tema da 13ª Assembleia Plenária e o foco para os próximos três anos vai ao encontro da visão da CEAST para os jovens… A 13ª Assembleia Plenária da IMBISA viu também a participação de alguns dos Bispos recentemente ordenados da região. Entre a delegação da CEAST encontravam-se o Dom Joaquim Nhanganga Tyombe, Bispo da Diocese de Uíje e o Bispo Auxiliar de Benguela, Dom Estêvão Binga.

Oiça aqui a entrevista com Dom José Imbamba.

Fonte: Vatican News