ASSEMBLEIA SINODAL CONTINENTAL PARA A IGREJA EM ÁFRICA

COMUNICADO DE IMPRENSA

A Assembleia Continental é uma continuação das duas sessões de trabalho realizadas em Acra. Gana e Nairobi, Quénia, para preparar o esboço do Documento do Sinodo Africano. A Assembleia, sendo orientada pelo apelo do Sinodo à Igreja Universal à comunhão, missão e participação, visa envolver os delegados da Igreja em África. Isto é para lhes permitir continuar com o processo de diálogo e discernimento sobre as questões pastorais que foram capturadas no Documento de Trabalho para a Etapa Continental (DTC), uma síntese dos relatórios que a Igreja Universal apresentou à Secretaria Geral do Sínodo em Roma.

Os cerca de 200 delegados a reunir em Adis Abeba são: cardeais, arcebispos, bispos. consagrados e consagradas, leigos (homens, mulheres e jovens), seminaristas, noviços e representantes de outros credos. Eles devem voltar a olhar para as questões que surgiram no DTC, partilhar as suas experiências e identificar o que ressoa fortemente com as experiências vividas pela Igreja em África.

No final da Assembleia Continental, o SECAM estará em condições de dar a contribuição da Igreja em África ao Secretariado Geral do Sinodo em Roma, que está em processo de elaboração de um documento de trabalho. Por conseguinte, a contribuição da Igreja em África no seguimento desta Assembleia Continental é fundamental para a primeira sessão da Assembleia Sinodal, que está agendada para outubro de 2023 em Roma.

Apelamos à colaboração dos meios de comunicação católicos em todas as regiões durante a assembleia para assegurar que o povo de Deus seja mantido a par do que está a acontecer. especialmente da experiência dos seus delegados durante a assembleia.

Por favor, visite o website: http://addisababa.synod2023.org para subscrever os comunicados diários da assembleia.

Para mais informações ou qualquer esclarecimento, por favor contacte o Coordenador de Comunicação Continental da SECAM nos seguintes contactos: