PALAVRA DO PASTOR – 13 de Fevereiro de 2022

Neste Domingo, a Igreja oferece-nos, a leitura do sermão das bem-aventuranças de São Lucas.

Este evangelista, ao contrário de São Mateus, coloca este discurso de Jesus na planície. Para Lucas, é importante que estas palavras de Jesus entrem na vida concreta dos homens, cheguem às planícies onde as multidões buscam caminhos e palavras que as saciem. Por isso, Lucas não está com muitas explicações.

Para ele, os bem-aventurados, os que vivem a verdadeira felicidade, são os pobres, os que choram, os que têm fome, os perseguidos… porque experimentam a sua debilidade e não se deixam ofuscar pelos bens materiais; nunca se sentem saciados plenamente, porque sabem que apenas Deus é plenitude. Na terra, somos sempre pobres e se nos deixamos seduzir pela riqueza, pelo orgulho, pela ambição, pelo poder, viveremos sempre a maldição de uma procura constante, sem nunca nos sentirmos plenamente realizados.

É por isso que os ricos querem sempre ser mais ricos; os poderosos nunca se sentem satisfeitos com o poder conseguido; os orgulhosos criam desertos à sua volta… Santo Agostinho afirmava: “Criaste-nos para Vós, Senhor, e o nosso coração não repousa enquanto não descansa em Vós”.

Mas apenas um coração pobre, simples, humilde, aberto aos irmãos é capaz de experimentar a plenitude de Deus na sua vida, fazendo dele a sua riqueza, da partilha, o seu ideal de vida; da humildade, a sua imagem de marca. O profeta Jeremias exclamava: “Maldito o homem que confia em outro homem!”

Não é no dinheiro, no poder, na fama, nas promessas dos homens, que devemos confiar. Entreguemos o nosso coração ao Senhor, e encontraremos descanso para as nossas almas.

ALGUMAS DATAS SIGNIFICATIVAS

NESTA SEMANA DE 13 A 20 DE FEVEREIRO

Dia 13 – Celebração, na paróquia de Nossa Senhora de Lurdes, da sua padroeira. E assim o povo cristão faz verdade a palavra da Sagrada Escritura acerca da Virgem Maria: “Todas as gerações me hão-de proclamar bem-aventurada!”

Dia 14 – DIA DOS NAMORADOS. Que seja um dia para pensarmos na família e a importância de um namoro que verdadeiramente ajude os casais a prepararem a constituição do seu lar.

Dia 17 – 15º aniversário da minha ordenação episcopal. Rezem por mim.

APELO: Procuremos tornar realidade o apelo do Santo Padre para fazermos uma caminhada sinodal nas nossas Igrejas. A Igreja é feita por todos os baptizados. Somos o Povo do Senhor, onde cada qual tem a sua missão a cumprir. Colaboremos, pois, todos neste caminho sinodal, de reflexão e empenho na construção da nossa Igreja.

O vosso Bispo

+ Manuel António Mendes dos Santos CMF