Mensagem de Natal do Bispo Diocesano

Nasceu pobre, entre os pobres, porque Deus sempre nasce pobre e para os pobres, mesmo que sejam os ricos a fazer a festa.

O Menino Jesus voltou a nascer este ano. Apesar de Herodes continuar a persegui-Lo, de continuar a ser difícil encontrar lugar numa hospedaria, o Menino Jesus voltou a nascer, nunca se cansa de nascer, de fazer acontecer o Natal entre nós.

Este ano, Ele nasceu:

– numa cama de hospital, entre os doentes do COVID 19.

– numa família desempregada, que luta cada dia pelo seu sustento.

– num campo de refugiados, vítima das guerras fratricidas que os homens continuam a semear.

– no meio do deserto do Sahara, de uma família à procura de metas de vida.

– num bote no Mediterrâneo, entre sonhos e lágrimas de morte.

– em Cabo Delgado (Moçambique) entre os fugidos das suas aldeias incendiadas.

– entre as crianças de uma escola da Nigéria, raptadas por quem quer impor um Reino de Deus sem Deus (porque o Deus do ódio nunca pode ser Deus).

– entre os desesperados pelo desaparecimento de entes queridos, numa qualquer cidade do México.

– nas ruas de Lisboa, Madrid, Roma, Londres, Paris… envolto em lençóis de cartão.

– nos musseques de Luanda, nas tabancas da Guiné-Bissau, na “Roça” em São Tomé e Príncipe, nas favelas do Rio de Janeiro, na lixeira de Manila, nas barracas do Sweto (África do Sul)…

Nasceu, mais uma vez nasceu, e por isso cantemos: “Glória a Deus nas alturas e paz na terra aos homens por Ele amados”.

UM SANTO NATAL, SEMEADO DA ESPERANÇA QUE O PRESÉPIO SEMPRE TRAZ AOS NOSSOS CORAÇÕES.

+ D. Manuel António Mendes dos Santos, Bispo Diocesano