Dia de São Tomé “Poderoso”, marcado pela Ordenação de um Diácono

vicente

Hoje, 21 de Dezembro, celebra-se o descobrimento da ilha de São Tomé pelos navegadores portugueses em 1470. Foi também o dia em que tomou posse o Governo de transição para independência nacional em 1974, e a nível religioso é considerado o dia do Santo que deu nome a ilha.

A Igreja católica são-tomense celebra hoje o dia do São Tomé, padroeiro da Ilha. Segundo a história foi na zona de Anan Bó, norte da ilha de São Tomé, onde os navegadores desembarcaram em 1470. .

Também em 1974, após negociações com o Governo Português, o MLSTP representado pelo antigo Presidente Miguel Trovoada, assinou em Argel, capital da Argélia, o acordo que abriu as portas para a independência de São Tomé e Príncipe. O referido acordo, orientou a criação do Governo de Transição que tomou posse no dia 21 de Dezembro de 1974.

Leonel Mário d´Alva, na altura jovem economista e membro do MLSTP foi o primeiro-ministro e chefe do Governo de transição. Uma data com importância política, histórica e cultural, que no entanto passa despercebida. O historiador Carlos Neves, considerou a necessidade da valorização da data, para promoção do espírito patriótico e não só. (Cfr.  Telanon)

ORDENAÇÃO DIACONAL NA SÉ CATEDRAL.

Vicente Sacramento de Sousa Coelho. É filho de Vicente Rita Sousa Coelho e de Filipa D’ Apresentação Sacramento .
São-tomense. Tendo frequentado o ensino secundário em São Tomé, entra no Seminário menor de São Paulo em São Tomé e Príncipe em Setembro de 2010, onde esteve até o final do 12º ano, prosseguindo depois os estudos filosóficos e teológicos em Lisboa no seminário de São José de Caparide a fim de continuar o discernimento vocacional no intuito de abraçar o horizonte da vocação sacerdotal.
Estando no seminário de Caparide e depois de ter terminado a etapa discipular que corresponde aos três primeiros anos de estudos filosóficos, passa para o seminário Maior-Cristo Rei tendo feito todos os estudos filosófico-teológico na Universidade Católica de Lisboa. Durante o Mestrado, interessa-se pelas áreas da Teologia Estética que o levaram a fazer a sua dissertação de curso cujo tema foi « A Beleza e o Ícone como Mistagogia em Pavel Evdokimov ». Após o fim do mestrado faz uma “Especialização Avançada em Gestão de Recursos Humanos”.
Terminando a etapa de discernimento vocacional e de estudos nos seminários de Lisboa, volta para S. Tomé no dia 18 de Julho de 2021, onde fez todo o estágio pastoral na paróquia Nossa Senhora de. Lurdes- Hospital e no seminário menor como formador.