A Diocese de São Tomé e Príncipe

O Bispo Emérito de São Tomé e Príncipe, D. Abílio Ribas, que recuperou aquilo que o tempo tinha apagado no seio da Igreja católica; foi homenageado com um Centro Teresiano no sul de São Tomé; em honra dos 25 anos de serviço prestado neste arquipélago.

IMG_5015A homenagem decorreu durante a eucaristia dominical, realizada na cidade dos Angolares há 40 quilómetros da capital santomense, onde foi celebrado o “Jubileu” ( 25 anos ) da chegada das Irmãs Teresianas da Republica de Angola e instalaram no Distrito de Caué, ao pedido de D.Abílio Ribas; prestando serviços na saúde, educação e espiritual desde os mais novos até a terceira idade, com maior destaque na guarda do sector feminino.

O antigo chefe da Diocese Santomense, Abílio Ribas, agradeceu de coração as irmãs Teresianas e o atual Bispo D. Manuel António, pelo reconhecimento do seu projeto que viu a nascer.

“ As irmãs Teresianas, estão nesse distrito com a força, coragem, adaptação, determinação e aposta para o bem do futuro desta população do sul que mais precisam. Estou muito satisfeito, porque durante a minha missão; enviei os outros e agora também enviaram a mim, que Deus proteja esta população de Caué,” afirmou o Bispo Emérito, Abílio Ribas, que vive na sua terra natal em Portugal.

Para celebrar os 25 anos de presença das Irmãs angolanas, estiveram presentes, a Vigaria Geral do Vaticano, Maria Angel Moniz, a Coordenadora Provincial de Angola, Moçambique e São Tomé e Príncipe, Teresa Catumbo e as duas irmãs fundadoras desta Congregação, que na foto portam os quadros dos Patronos das Teresianas no mundo, a saber:

Santo Henriques de Ossó e a Madre Teresa Santa de Jesus.

Inter Mamata
Notícia de Téla Nón