Retiro dos Consagrados: Novos Caminhos para nossa Renovação Espiritual. A Arte de Cuidar

92B10AA2-0ADC-482E-AE11-32A250623E07

Os Consagrados <separados> em meditação e oração refletiram hoje, respectivamente, sob os temas:

“Novos Caminhos para nossa Renovação Espiritual”. “A Arte de Cuidar”.

No primeiro periodo o pregador apontou alguns desafios para essa renovação, como o auto-conhecimento, aceitação, fragilidade da organização da vida e das relações com qualidade… e neste sentido propõe-se Oração, Formação, da pobreza e discernimento e conversão…

Somente renovados espiritualmente, estaremos em condições de cuidar.

Portanto, o acto de cuidar passa por cuidar primeiramente de nós próprios. Porque só poderá cuidar dos outros ou do mundo (devemos cuidar do mundo, como nos ensina o Laudato Si)

Como tal temos 10 passos para cuidarmos bem de nós dos outros e do Planeta:

Amor e socialização, somos parte de um todo socializar-se traz o amor e o amor nasce da nossa socialização e encontro com os nossos irmãos; a cordialidade; a ternura; a compaixão; a carícia; os gestos e a palavra, pois existe uma relação entre o cuidar e a nossa comunicação de modo que também se inclui a importância do escutar, do olhar e do tempo. Por esses caminhos propostos e partilhados traça-se meios para um objectivo fundamental da missão: o Cuidado evangelico em Saber e saber fazer:

Tudo o que fizerdes a um dos mais pequeninos … Jesus Cristo