Rua Pe. Martinho Pinto da Rocha São Tomé, São Tomé e Príncipe

FESTIVAL DIOCESANO – 1ª EDIÇÃO

Verde Laranja e Rosa Orgânico Corporativo PME Kit de Marketing Capa para Facebook

 

 FESTIVAL DIOCESANO – 1ª EDIÇÃO

 

A Diocese de São Tomé e Príncipe organiza a primeira edição do Festival Diocesano voltado para o público jovem que reunirá diversas apresentações artísticas de música, teatro e dança que abordarão a temática da integração das crianças na Igreja e na sociedade.

As diversas comunidades paroquiais poderão preparar suas apresentações artísticas respeitando a temática proposta usando a criatividade e explorando todo o potencial criativo e artístico da nossa cultura São-Tomense favorecendo a integração e partilha das riquezas culturais e espirituais.

Toda população poderá prestigiar o festival através da aquisição do seu ingresso e se fazendo presente no dia do evento.

JUSTIFICATIVA

A realização do festival diocesano é uma oportunidade para reunir a comunidade religiosa da paróquia, promover a fé, a cultura e a interação entre os fiéis. Busca fortalecer a comunhão e a unidade entre os fiéis, proporcionando um espaço de encontro e celebração da fé, além de promover a evangelização e a formação espiritual. Visa estreitar os laços fraternos entre os membros/pessoas da comunidade católica, superando as barreiras geográficas e congregando pessoas de diferentes idades, e realidades sociais. Essa congregação promove a troca de experiências, fortalece a identidade religiosa e reafirma o compromisso com os valores cristãos, unindo os fiéis em um só coração e uma só alma.

Além disso, o festival é um espaço privilegiado para a evangelização, estimulando o testemunho da fé e a partilha do amor de Cristo com aqueles que ainda não conhecem a mensagem cristã. Através de atividades culturais, religiosas e de formação, os participantes são incentivados a serem verdadeiros missionários, levando a luz do Evangelho para além dos limites da diocese.

Por fim, a realização desse festival reforça a importância da Igreja como uma comunidade viva e atuante, engajada na construção de uma sociedade mais justa, fraterna e solidária, criará um espaço seguro de encontro, partilha e crescimento espiritual, fortalecendo a comunhão entre os fiéis e incentivando a evangelização e o testemunho. O evento oferece a chance de testemunhar a alegria e a esperança que brotam da fé, inspirando os fiéis a serem agentes transformadores nas suas famílias, locais de trabalho e círculos de amizade.

OS OBJETIVOS

  1. Incentivar a criação poético-musical, partindo dos valores religiosos.
  2. Promover a canção religiosa como valor na evangelização e no quotidiano dos jovens.
  3. Possibilitar o encontro e o convívio entre os jovens da Diocese de São Tomé e Principe.
  4. Fomentar a unidade da comunidade diocesana, fortalecendo os laços de fé e fraternidade entre os fiéis, proporcionando um espaço de encontro, celebração e formação, onde todos possam experimentar a alegria da vida em comunhão com Deus e uns com os outros.
  5. Fortalecer a identidade religiosa: O evento deverá reforçar os valores e a identidade religiosa da comunidade, estimulando a vivência da fé no dia a dia e aprofundando o entendimento da doutrina católica.
  6. Proporcionar momentos de espiritualidade: O festival deverá oferecer momentos de oração, reflexão e contemplação, permitindo que os fiéis se conectem com Deus e fortaleçam sua espiritualidade.

O TEMA

Todas as apresentações musicais, de dança e de teatro devem considerar o tema proposto. Queremos como Igreja Católica, em unidade com a Conferência Episcopal de Angola e São Tomé e Príncipe (CEAST) colocar o acento, neste ano pastoral de 2023/24, na “integração das crianças na Igreja e na sociedade”. A CEAST procura refletir sobre a criança e os seus direitos, bem como o seu lugar no mundo. Pretendemos salientar os direitos das crianças, que devem ser cultivados e respeitados, mas também afirmar “as crianças como agentes activos no seu mundo, segundo as suas capacidades e condição”. Aproveitar os cinco pães e dois peixes de cada criança, isto é, as suas qualidades e capacidades, é uma maneira de as levarmos a sentirem-se construtoras da sociedade em que vivem (Cfr Jo 6,8-11). O próprio Jesus nos ensina a fazer das crianças, não apenas discípulos, mas também já mestres. Com os seus doze anos, Ele se apresentou em Jerusalém como Mestre, entre os doutores, a ouvi-los e a fazer-lhes perguntas. (Cfr Lc 2, 41-46).

As composições deve ter em conta o encontro com Jesus Cristo preservando os valores cristãos, a família e as crianças, a ética moral , a amizade e o amor, atitudes estas capazes de transformar a realidade caótica atual da nossa sociedade e melhorar o futuro das nossas crianças.

AS INSCRIÇÕES

1º passo – A comissão organizadora enviará para cada uma das 14 paróquias da diocese o comunicado, o cartaz, as orientações e as fichas de inscrição. Impressas ou via whatsapp.

2º passo – O pároco receberá o comunicado, delegará um representante paroquial para organizar as apresentações e fará a divulgação do festival nas missas.

3º passo – Cada pessoa ou grupo interessado deve se direcionar ao representante do festival na paróquia para manifestar seu desejo de apresentar-se, o mesmo, por sua vez, deverá esclarecer os critérios de participação e, em comunhão com o pároco escolher as pessoas ou grupos melhor qualificados para representar a paróquia no festival.

4º passo – Enviar as fichas de inscrição preenchidas e assinadas à comissão pelo whatsapp 9854876.

5º passo – Reunir o grupo e preparar as composições e os roteiros que serão apresentados.

OBS.: É importante fazer todo este trabalho sempre em comunhão com o pároco.

A PROGRAMAÇÃO

O Evento terá início às 14:00.

No local terá uma feira de produtos religiosos e alimentícios: Exibição e venda de produtos religiosos como bíblias, terços, livros religiosos, catecismos, incensos, água, sumo, etc.

Inicia-se as apresentações conforme o cronograma que será apresentado pela comissão organizadora.

Todas as apresentações musicais terão duração máxima de 5 minutos, serão avaliadas pelos jurados e as melhores qualificações serão premiadas.

As apresentações de dança terão duração máxima de 5 minutos, serão avaliadas pelos jurados e as melhores qualificações serão premiadas.

As apresentações de teatro terão duração máxima de 15 minutos, serão avaliadas pelos jurados e as melhores qualificações serão premiadas.

 

Data de Realização: INDETERMINADA

Horário: Das 14h às 20h

Local: Palácio dos Congressos – São Tomé

Entidade organizadora: Diocese de São Tomé e Príncipe

Responsável geral do evento: Padre Vicente Coelho

 

Posts relacionados