São Tomé e Príncipe: Papa aceita renúncia de D. Manuel António dos Santos

D. Manuel António

Foto: Agência ECCLESIA/MC

O Papa aceitou hoje a renúncia de D. Manuel António dos Santos ao governo pastoral da Diocese de São Tomé e Príncipe, onde se encontrava desde 2007.

A nota divulgada pela Santa Sé não adianta, como tem sido a norma destes comunicados, detalhes sobre o motivo da renúncia do bispo português, de 62 anos de idade.

Segundo informações da Rádio Jubilar, emissora católica são-tomense, o bispo emérito vai permanecer na diocese até 28 de agosto.

Como administrador apostólico foi nomeado D. António Pedro Bengui, bispo auxiliar de Luanda, Angola.

O religioso claretiano tinha sido nomeado bispo de São Tomé e Príncipe por Bento XVI, em 2006, e foi ordenado bispo em Fátima a 17 de fevereiro de 2007, no Santuário de Fátima, pelo cardeal José Saraiva Martins.

A entrada solene na diocese lusófona aconteceu a 18 de março de 2007.

D. Manuel António Mendes dos Santos, antigo superior da Província Portuguesa dos Missionários do Coração de Maria (Claretianos), nasceu a 20 de março de 1960, em São Joaninho, concelho de Castro Daire, Diocese de Lamego; foi ordenado sacerdote em 13 de julho de 1985.

Entre 1993 e 1995 teve a seu cargo as paróquias de Guadalupe e de Neves, e, durante algum tempo, também a de Santo Amaro, em São Tomé e Príncipe.

A diocese promove hoje uma celebração para assinalar o 37.º aniversário de ordenação, como padre, do bispo português.

Agencia Ecclesia